A Musicalização na Educação Infantil

Ela possui um papel importante na educação das crianças

A Musicalização na Educação Infantil A Musicalização na Educação Infantil A Musicalização na Educação Infantil A Musicalização na Educação Infantil A Musicalização na Educação Infantil
A Musicalização na Educação Infantil

Quem não gosta de ouvir uma bela música? Quem nunca parou para olhar admirado para um músico de talento tocando seu instrumento com maestria? Tudo isso é belo, e ao analisar a importância da música na educação, logo nos vem a cabeça a educação infantil.

A música é uma das mais antigas linguagens que a humanidade conhece. Ela possui um papel importante na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem e uma grande aliada no crescimento saudável.

Musicalizar é sensibilizar a criança a entender e ser receptiva aos diversos sons existentes, dando ênfase ao mundo musical que existe dentro de si.

Em matéria publicada no site “objetivo” a coordenadora da educação infantil Sandra Regina Carulli destaca que: “a linguagem musical explora possibilidades de aprendizado em que a criança aprecie, experimente, vivencie e construa. ”Ou seja, a partir da criação e da reprodução do fazer musical é possível fazer com que as crianças tenham ações como à interpretação, a improvisação e a composição”, tudo isso no âmbito da Educação Infantil.

De acordo com artigo escrito por Andréa Oliveira, a criança pode ter a percepção dos fundamentos musicais através do ritmo, da melodia e da harmonia.

Para ela o ritmo tende a trabalhar a percepção sensorial motora, além dos movimentos do corpo.

Ao se tratar da melodia, os professores Maurícia Schitine e Cássio Fernandino professores do curso Educação Infantil – Musicalização Infantil da CPT – Centro de Produções Técnicas afirmam que: “A melodia, se trabalhada por canções que tenham um bom vocabulário, ajuda a desenvolver a fala, a rapidez de raciocínio e o poder de concentração da criança”.

Sobre a harmonia a professora Andréa destaca que “cantar e tocar ao mesmo tempo faz com que as crianças busquem a harmonização sonora”. Isso busca contribuir para a sociabilização do grupo, por conta de um interesse que é comum a todos.

Lembrando que ouvir música depende dos cinco sentidos humanos, um estímulo que se dá pela incorporação dos elementos rítmicos e sonoros.

Dessa forma, podemos definir a musicalização infantil como a pré-escola da música, sendo ela um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais da criança, de forma bastante intuitiva, inclusive com sua participação criadora. Entretanto, é preciso que a musicalização seja estimulada, de alguma forma, em todo o convívio social, a começar em casa. Isso porque o desenvolvimento da musicalidade na primeira infância depende da vivência musical.

Quer saber mais? Acesse (https://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/musicalizacao-infantil-a-importancia-da-musica-na-primeira-infancia)

A Musicalização na Educação Infantil
A Musicalização na Educação Infantil
A Musicalização na Educação Infantil
Elvis David

Elvis David

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Espirito Santo.
Telefone: +55 28 9.9882-7991 (WhatsApp)
Instagram: @_elvis_david