A saudade, onde ela está?

O que isto tem a ver com TI ou você também percebeu que a saudade já não é algo tão comum.

A saudade, onde ela está? A saudade, onde ela está? A saudade, onde ela está? A saudade, onde ela está? A saudade, onde ela está?
A saudade, onde ela está?

Olá Leitor, se você está lendo essa coluna é por que deve estar se perguntando duas coisas pelo menos, o que isto tem a ver com TI ou você também percebeu que a saudade já não é algo tão comum.

Nestes últimos anos, 10 últimos para ser mais preciso nós tivemos um aumento na capacidade de se comunicar muito grande, e isto não se limitou somente à escrita, hoje temos as facetimes e um grupo de possibilidade enorme de conversarmos com quem está longe.



Por conta disto dizemos ate que a tecnologia aproximou as pessoas, será mesmo?

Possivelmente em um dos teus aplicativos de mensagens haverá pelo menos um grupo de família, e estou sendo muito conservador nesta análise;

Agora me responda quantas vezes você já quis sair do grupo, ou em casos mais dramáticos ate mesmo saiu de um ou de vários; E por que isto ocorre, por quê em grupos de pessoas desconhecidas ou em grupos que tem algum tipo de temática que gostamos isto não ocorre com tanta frequência, mesmo que se fossem analisados os tipos de conteúdo eles beiram a serem paralelos na forma do comportamento dos usuários?




O que se sabe de nos humanos é necessitamos sentir falta, ou saudade, e que também queremos ser escutados seja sobre qual assunto for; isto não costuma acontecer em grupos de família, mas tem uma maior chance de acontecer nos outros grupos.

Eu posso apostar que se o seu perfil digital é de uma pessoa mais conservadora você ainda sente saudades, e curte muito mais sua família quando estão em uma daquelas esperadas festas de fim de ano ou o aniversário de alguém como um avô ou avó. E por que isto ocorre?




Primeiro as pessoas que não interagem tanto com outras por meio digital tendem a lembra das outras pessoas com mais frequência em sua vida real, ou seja, o local neural (Hipotálamo) onde o sentimento de perda se dá está mais ativo que em pessoas que se comunicam com mais frequência por meios digitais, melhor dizendo, a causa dessa atividade e a forma com que isto ocorrer, ainda é mais frequente nesse tipo de pessoa, mais para além disto o cérebro grava o causador dessa necessidade ou o causador dessa não necessidade; isto quer dizer que, quando alguém só fala com você sobre trabalho pelo Telegram/Whatsup e esse mesmo individuo escolhe falar sobre o cotidiano pelo ALLO ou Facebook é por que ele as vezes inconscientemente escolheu locais virtuais onde se sente melhor falando sobre um ou outro assunto, em tempos menos modernos ou em um papo da vida real, seria aquele momento onde esse individuo esperaria pelo momento certo para falar sobre cada um desses assuntos, e essa espera causa nele mais stress, que não necessariamente é ruim, na verdade dá ao indivíduo capacidade de controle próprio e o mais importante, quando ele inicia o assunto aquele momento é valorizado, e o cérebro entende que aquele stress valeu a pena, assim é o com na Saudade, não é o momento em que se está, mais o que se leva após o encontro, que dá aquele evento algo à ser recordado, hora isto se chama saudade, hora se chama nostalgia.




Acredito que você já tenha utilizado as seguintes frases; “Vamos para o Messager?”, “Vamos para o Whatsup”, “Vamos para ....” isto ocorre por que você por algum motivo se sente mais confortável falando sobre um ou outro assunto, neste ou naquele aplicativo e como isto interfere na saudade?

Bom, o que sabe da saudade é que ela tem muito haver com nossos traços primitivos, onde homens e mulheres poderiam ficar longe por muitos dias e este stress de perda vinculado a nossos antepassados moldaram o que nós entendemos como saudade;




Mais a saudade como você bem sabe é algo que só pode ser sentida quando perdemos algo ou alguém, e quando digo perda não falo sobre mortes ou um item roubado, ela também este presente nestes casos, mas, a saudade que me refiro são das pessoas que nos são agradáveis.

Entenda que este artigo não é uma critica a pessoas que utilizam redes sócias com muita frequência ou algo do tipo, o que espero passar por meio desse texto é que nós, eu e você, tenhamos uma melhor ideia do por que apesar de estarmos em constante comunicação ainda nos falta o fator realidade e o fator saudade em nossas conversas, e que isto modifica a forma com que inclusive vemos os nossos semelhantes.




E que por mais cômodo que seja conversarmos por meio dessas novas tecnologias, que isto não substitua a nossa capacidade de ter empatia sobre as pessoas;

Em forte abraço digital e até a Próxima!