EducaTux: Seu filho se diverte aprendendo

Coluna: Saymon Pires

EducaTux: Seu filho se diverte aprendendo EducaTux: Seu filho se diverte aprendendo EducaTux: Seu filho se diverte aprendendo EducaTux: Seu filho se diverte aprendendo EducaTux: Seu filho se diverte aprendendo
EducaTux: Seu filho se diverte aprendendo

 

OBS: Esta Coluna tem caráter estritamente científica no que tange a discussão de novas tecnologias e serviços na área de educação, será demonstrado com o auxilio das fontes apresentadas ao fim do texto, e de minha experiência pessoal sobre a ferramenta apresentada; Tenha uma boa leitura.

Olá Leitor(a), espero que suas férias tenham sido ótimas, ou que ainda estejam sendo. Por isto falarei sobre este assunto que pode te animar nessa volta às aula.

Educação, seja você aluno ou um Pai/Mãe de um aluno, já sabe que ao voltar à rotina escolar quase nada muda, e falo não só em relação ao que se é ensinado, mais também como se é ensinado.

O aprendizado convencional tem tido neste novo século um abalo muito expressivo, já que os dados antes encapsulados em bibliotecas e seus livros, já não pertencem somente as mesmas. Mais ainda são apenas um amontoado de dados que circulam na grande rede de computadores, alguns visionários já ré-imaginam novos meios educacionais, que saem do que conhecemos, e que estimula ainda mais a criatividade e a busca por conhecimento de crianças e adultos.

Neste cenário de transformações e busca por melhores meios de filtragem desses dados algumas ferramentas foram criadas, dentre elas tecnologias e serviços como o EducaTux.



Como pesquisado existem diversas teorias sobre a nova geração, conhecida como “Geração Z”, porém apesar dessa diversidade de ideias, em sua maioria o ponto comum é a ideia de que esta geração tem e terá durante sua vida educacional, grandes dificuldades em aprender, sobre a ótica tradicional, onde se busca a capacidade de memorização sobrepõem a capacidade de raciocino e decisões!

Assim o aluno é em teste obrigado ter a capacidade de lembrar regras e datas, sem ter a necessidade de aprender sobre as mesmas, e até mesmo as contestá-las de forma lógica e/ou racional.

Dentro do que já foi apresentado na matéria Educação Digital, podemos ver que não existe uma fórmula para o que está por vir, já que são inúmeros os métodos e ferramentas voltada a educação digital, e essas são modificadas conforme a idade, cidade e até mesmo o número de recursos disponíveis. Por isto escolhi a ferramenta Educatux para ser um exemplo sobre Educação Digital;

EducaTux:

Essa ferramenta na verdade trata-se de um sistema operacional Linux modificado para o aprendizado, nele você encontrará ferramentas complexas como o Modelador 3D (Blender) e ferramentas menos complexas e que estimulam a capacidade de raciocínio de crianças.

Ainda que o Educatux surpreenda-me por uma gama de valores agregados a ferramentas, o que mais me chamou a atenção e essa migração gradual entre as fases da vida educacional. No site dos criadores pode-se verificar essas etapas mais claramente, deixarei o link na descrição para que observe melhor essas vantagens; um outro ponto que gostaria de destacar é a flutuação que a ferramenta acaba por ter, ao ser um produto que pode ser utilizado na maioria dos computadores, salvo alguns computadores de configurações muito baixas, e por ser um produto Linux não à necessidade de instalá-lo no pc, já que se pode rodar perfeitamente sobre a memória Ram.

Isso claro facilita para os mais tradicionais a utilizarem-no em um ambiente onde nenhuma modificação aos dados do sistema será feito mais também assegura que o aluno possa carregar seu sistema para onde quiser sem grandes preocupações;

Apesar de qualquer um poder baixar a ISO do Sistema, os idealizadores oferecem por meio de pendrives o sistema, sendo essa opção a única paga.

Vou aqui falar sobre o que é oferecido pelo site:

Relatórios
A plataforma EducatuX Games gera relatórios personalizados e laudos individuais sempre que sua escola precisar.

Atendimento remoto rápido e eficiente.
Treinamentos a distancia, suporte online e presencial, nossos consultores estão sempre a disposição para ajudar sua escola.

Laboratório de desenvolvimento de soluções
A ETX desenvolve soluções personalizadas sob demanda para sua escola.

Processos ágeis e seguros!
Agilize o tempo útil do Laboratório de Informática de sua escola. Chega de esperar por manutenções de seu equipamento. O EducatuX provê facilidades para que seu Laboratório se mantenha ativo para o que mais importa: ensinar e aprender.

Materiais didáticos
A ETX conta com uma vasta coleção de materiais didáticos escritos pelos melhores especialistas, para preparar seus professores e alunos para lidar com as ferramentas e objetos educacionais disponíveis no EducatuX.

Segurança garantida
Todos os dados transmitidos são criptografados, garantindo assim um processo seguro e confiável.

Estas são as vantagens, que acredito serem as básicas do serviço, quando digo básicas não quero dizer que o serviço tem em algum momento serviços com diferentes faixas, mas digo básico, pois com isto você tem a garantia de que seu filho, ou você aluno terá sempre um sistema pontual em suas faculdades.

Gostou a ideia, quer experimentar em casa ou levar para sua escola?

Caso você venha utilizar ele em casa ou na escola, diga o que você achou da matéria e se ela condiz com a realidade, caso a sua manifestação for positiva farei uma entrevista com um dos idealizadores da Educatux e falaremos mais sobre a história por trás da ferramenta.

Entre no site e Baixe a ISO, ou Compre o Pendrive Personalizado da EducaTux.
Links abaixo:
https://www.educatux.com.br/download
https://www.educatux.com.br/boot-me

Abraços e até a próxima!

Referencias:
GERAÇÃO Z: COMPREENDENDO OS HÁBITOS DE CONSUMO DA GERAÇÃO EMERGENTE
https://repositorio.unp.br/index.php/raunp/article/view/70

Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração Digital” na mídia impressa brasileira
http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/124

A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento
http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542011000700004&lng=en&nrm=iso

Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola
http://www.scielo.br/pdf/ep/2012nahead/aopep633.pdf

famílias brasileiras do séculos xx: os valores e as praticas de educação da criança
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1997000300005