Menu

» Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela

Coluna: Donnie Allison

Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela - Revista Essence
Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela - Revista Essence Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela - Revista Essence Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela - Revista Essence Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela - Revista Essence Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela - Revista Essence

A Prefeitura de Presidente Kennedy, através da secretaria de saúde, oferece toda segunda e quinta-feira das 7h30 às 15h30, a vacinação contra febre amarela no Posto de Saúde da Sede.

Todos podem ser vacinados normalmente, exceto bebês de 6 a 9 meses e idosos acima de 60 anos, que precisam de prescrição médica para serem vacinados. Bebês abaixo de 6 meses não podem se vacinar contra febre amarela em hipótese alguma.

Além das vacinas contra febre amarela, o Posto de Saúde oferece todas a vacinas do calendário infantil e adulto.

Para se vacinar o paciente deve levar o cartão do SUS e o cartão de vacina.

A Febre Amarela

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os casos de Febre Amarela no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.

Na febre amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre amarela urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.

Sintomas

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

Depois de identificar alguns dos sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.

Tratamento

Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.

Importante: Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.

Como evitar

A única forma de evitar a Febre Amarela é através da vacinação.

http://presidentekennedy.es.gov.br/noticia/1994/Presidente-Kennedy-inicia-vacinaA-A-o-contra-febre-amarela.html

Colunista Donnie Allison - Revista Essence
Donnie Allison
Diretor: Donnie Allison
Telefone: +55 28 9.9945-1050 (WhatsApp)