Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela

Coluna: Donnie Allison

Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela
Presidente Kennedy inicia vacinação contra febre amarela

A Prefeitura de Presidente Kennedy, através da secretaria de saúde, oferece toda segunda e quinta-feira das 7h30 às 15h30, a vacinação contra febre amarela no Posto de Saúde da Sede.

Todos podem ser vacinados normalmente, exceto bebês de 6 a 9 meses e idosos acima de 60 anos, que precisam de prescrição médica para serem vacinados. Bebês abaixo de 6 meses não podem se vacinar contra febre amarela em hipótese alguma.

Além das vacinas contra febre amarela, o Posto de Saúde oferece todas a vacinas do calendário infantil e adulto.

Para se vacinar o paciente deve levar o cartão do SUS e o cartão de vacina.

A Febre Amarela

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os casos de Febre Amarela no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.

Na febre amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre amarela urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.

Sintomas

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

Depois de identificar alguns dos sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.

Tratamento

Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.

Importante: Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.

Como evitar

A única forma de evitar a Febre Amarela é através da vacinação.

http://presidentekennedy.es.gov.br/noticia/1994/Presidente-Kennedy-inicia-vacinaA-A-o-contra-febre-amarela.html

Donnie Allison

Donnie Allison

Telefone: +55 28 9.9945-1095 (WhatsApp)
Instagram: @revistaessence