Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca

Confira a entrevista com as organizadoras Ivny Matos e Katy Antunes

Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca

Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca.
Confira a entrevista com as organizadoras Ivny Matos e Katy Antunes.


Essence: Como e porque surgiu a ideia da Feira Art&Sabor?
A Feira faz parte de um movimento maior que se chama Art&Cultura, que surgiu da necessidade que nós sentimos de nos unir para buscar alternativas de emprego, renda, acesso a informações técnicas e artísticas, além de fomentar uma convivência comunitária mais democrática, visto que trata-se de uma localidade muito marcada por uma convivência restrita a seus grupos religiosos. E nós temos a consciência de que uma comunidade que se une, convive e se organiza em torno de causas nobres, se fortalece. Pois apesar de Itapemirim ser um município muito rico, com lindas praias, nosso balneário nunca teve um movimento cultural organizado, e isso nos enfraquece enquanto povo, nos deixando á mercê de um falso progresso, das drogas, do fanatismo religioso, do desemprego, da insegurança e da ignorância.

Essence: Mas quem vê o movimento parece que já existe há anos, mas são apenas 5 meses, né?
Pois é, nós vemos isso como o resultado de muito trabalho, com muito amor e o apoio imprescindível do comércio que de uma forma muito espontânea aderiram ao movimento com muita consciência de sua importância. Contamos também desde o início com o apoio de algumas secretarias municipais que nos dão um suporte técnico, como a Secretaria de Cultura, pelas mãos da nossa secretária Márcia Ambrósio e sua assessora Tatiana Mesquita, que nunca mediram esforços para nos apoiar, também a secretaria de Agricultura que nos cedem as barracas para a feira e a secretaria de Eletrificação que faz toda a instalação elétrica do evento, temos também o apoio da Guarda Municipal. E acreditamos que esse sucesso se deu muito por causa da necessidade da própria comunidade em vivenciar esse tipo de movimento, pois é uma coisa muito óbvia e natural, qualquer comunidade de qualquer parte do mundo possui suas manifestações culturais, um ou mais grupos organizados em torno dessas causas, e aqui ainda não tinha sequer uma feira de artesanato, e olha que temos dezenas de artesãos no nosso balneário, isso era uma coisa que nos incomodava profundamente, por isso resolvemos fazer custasse o que custasse, e graças a Deus tem sido um grande sucesso.

Essence: Quem são as pessoas que fazem parte do movimento?
O coletivo é formado mulheres, em sua maioria mães de família e solteiras, que participam diretamente da manutenção financeira de seus lares e são migrantes de municípios capixabas e outros estados brasileiros, tais como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Dentre elas estão artesãs, donas de casa, artistas, fotógrafas, cozinheiras, contadora, técnica de segurança do trabalho, jornalista, radialista, estudantes, professora de Educação Física, a maioria fora do mercado de trabalho formal. A produção cultural executiva, apresentação e assessoria de imprensa é de Ivny Matos e a coordenação da feira Art&Sabor é minha, Kathiuska Antunes. Além das mulheres, a gente destaca o apoio imprescindível de seus filhos, a maioria adolescentes que já trabalham com suas mães na feira, tanto no estande de vendas como na produção geral do evento. Assim como pessoas da comunidade que nos dão um apoio incrível como a advogada e comerciante Christiane Caprini, uma amiga fiel do movimento.

Essence: E o que já foi feito nesses 5 meses?
A primeira edição do projeto aconteceu em abril de 2017 com oficinas de Capoeira, Poesia, Teatro, Dança Contemporânea e Croché ministradas por profissionais locais, realizadas na EEEFM Leopoldino Rocha com finalização na Praça de Itaipava com a Feira Art&Sabor, apresentação dos trabalhos experimentados na oficinas, entrega dos certificados e música ao vivo com artistas locais. A segunda edição da feira aconteceu em maio de 2017 com o Tema Especial Dia das Mães, com música ao vivo, expositores de artesanato e culinária. A terceira edição foi dedicada aos festejos juninos e contou com Teatro do Grupo OcaToca, Quadrilha da Terceira Idade e show com dupla sertaneja além da feira com comidas típicas e artesanato. A segunda edição do Art&Cultura foi dedicado às crianças com o Especial Férias de Julho, no qual tivemos dois finais de semana de atrações. No primeiro: Show de Palhaçaria com brincadeiras, apresentação de um espetáculo de Teatro Musical e feira com comidas de paladar infantil, oficinas e campeonato de brinquedos antigos e no segundo, foi realizado a quarta edição da feira Art&Sabor com sarau de Música e Poesia e Gincana Cultural, na qual arrecadamos agasalhos em parceria com uma campanha realizada pela comunidade e tivemos 10 itens na premiação, entre eles quatro cursos profissionalizantes. Na edição de julho nós colocamos uma média de 150 crianças por dia na Praça de Itaipava participando ativamente de todas as atividades, foi emocionante! Para a 5ª edição, estamos preparado uma homenagem ao dia dos pais, com show de Aparecido D’Martine um grande seresteiro da Praia da Sereia, em Vila Velha, com a participação super especial do nosso sanfoneiro Canário do Acordeon, de Itaoca , que farão uma noite emocionante, tocando um repertório de sertanejo de raiz, além de uma feira maravilhosa cheia de comidas deliciosas, artesanato de primeira, cerveja artesanal e sorteios de 11 prêmios, imperdível!!!

Essence: Então o movimento é muito maior, pois tem também grupo de teatro, é isso?
Isso mesmo, outra atividade que faz parte do coletivo é o Grupo de Teatro OcaToca, dirigido por mim, Ivny Matos, que além de ser fundadora e produtora do coletivo, sou também atriz, palhaça e diretora teatral. Morando definitivamente em Itaipava desde 2011, eu sempre tive o desejo de desenvolver um trabalho teatral em nossa comunidade e chegou a hora. Nós começamos a trabalhar em maio deste ano, estreamos na feira de junho com o Casamento Maratimba, fazendo um resgate da nossa cultura local e estamos preparando já um novo trabalho. Nosso grupo é aberto a toda comunidade, por isso é composto por pessoas de idades variadas, temos crianças, inclusive meu filho dai Davi de 6 anos faz parte, além de adolescentes, jovens e adultos. Tem sido uma experiência muito rica.

Essence: E então, quais são os planos de vocês para o futuro desse movimento tão rico?
Bom, o movimento vai além dos eventos que promovemos, né? Pois o resultado de nosso trabalho, do envolvimento dessas famílias, da comunidade em geral é algo imensurável, que ecoará para sempre. Pretendemos continuar crescendo com o objetivo de fortalecer nossa feira cultural que é inspirada nas feiras de grande sucesso espalhadas pelo Brasil, como “A Feira da Cidade” em Salvador, na Bahia ou mesmo a “ Rua das Artes” em Vila Velha. O art&cultura é um evento que acontece durante todo o ano, com o Circuito de Oficinas de três em três meses e a Feira Art&Sabor uma vez por mês. Nosso objetivo é trabalhar um dia de cada vez, com o apoio de todas as instâncias da sociedade, para consolidar o movimento como uma alternativa de sobrevivência para a população, como um “lugar” onde os moradores tenham essa convivência democrática, fraternal, que se sinta acolhida, que tenha acesso ao conhecimento, ao entretenimento de qualidade e liberdade de criação. É muito gostoso ver como as crianças da nossa comunidade já se sentem em casa lá na Praça de Itaipava e amigas da Palhaça Limpinha e sentem falta quando não fazemos atividades e nos cobram. Nossas crianças merecem esse presente e esse futuro. E é principalmente por elas que estamos nessa luta. Queremos aproveitar o espaço para dizer aos nossos empresários, comerciantes, vereadores e prefeito, que a nossa comunidade pede socorro e que nós do Coletivo Art&Cultura aceitamos o apoio de todos para fortalecer o movimento, somos profissionais que estamos trabalhando de forma voluntária e merecemos um pouco mais de atenção.

SERVIÇO:
5ª EDIÇÃO FEIRA ART&SABOR- ESPECIAL DIA DOS PAIS
12 DE AGOSTO- SÁBADO
18 HORAS- PRAÇA DE ITAIPAVA
SHOW DE MÚSICA CAIPIRA DE RAIZ COM APARECIDO D’ MARTINE E CONVIDADOS COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO CANÁRIO DO ACORDEON.
ENTRADA FRANCA.

Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca
Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca
Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca
Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca
Projeto cultural movimenta a economia e a vida das comunidades de Itaipava e Itaoca
Donnie Allison

Donnie Allison

Telefone: +55 28 9.9945-1095 (WhatsApp)
Instagram: @revistaessence