Vamos falar dos gatos

Coluna: Donnie Allison

Vamos falar dos gatos Vamos falar dos gatos Vamos falar dos gatos Vamos falar dos gatos Vamos falar dos gatos
Vamos falar dos gatos

Vamos falar dos gatos!

O gato vem lutando com os cães por espaço em nossos lares por várias décadas. E tem aberto caminho. Nos Estados Unidos já são maioria, no Brasil os dados são discordantes, mas tem aumentado.

O gato se mantém igual ao que deu origem há 40 mil anos, carnívoro por excelência e ótimo predador. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, porque quando vai para o lado de fora é exposto a vários riscos podendo, por exemplo, adquirir o toxoplasma por caçar roedores e se tornar um transmissor, contaminando o ambiente.

São encantadores, personalidade independente, o gato é que determina o que quer. Um excelente companheiro dentro de casa, você não se sente sozinho.

A alimentação tem particularidades. Fazem uma mimetização de seus ancestrais, o consumo tem que ser livre (ad libitum), comem pequenas porções várias vezes ao dia, mas, por descontrole do ambiente e disputa social pode ocorrer sobrepeso de alguns indivíduos e torna-se necessário fazer um controle especial no consumo.

A alimentação tem que ser estritamente a base de proteína animal. Gatos que comem comida caseira pobre em carne podem adquirir deficiência de aminoácidos essenciais para saúde.

Nunca tosar as fibrícias (bigodinhos no focinho), pois são órgãos táteis muito sensíveis. Os comedouros e bebedouros têm que ser bem abertos para que não encostem as fibrícias, pois é incomodo.

Ração seca ou ração úmida?

A úmida é melhor, porque se parece com a alimentação que faziam na natureza, além de manter a saúde do sistema urinário.

Onde encontrar:
Médica Veterinária - Raquel Mendes
Telefones para contato: +55 28 3552-0035 - 9.9922-0181

Donnie Allison

Donnie Allison

Telefone: +55 28 9.9945-1095 (WhatsApp)
Instagram: @revistaessence