Associação Raízes vai executar novo programa do Licenciamento Ambiental Federal voltado para participação cidadã

Programa Planeja + será implementado em 26 municípios nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Associação Raízes vai executar novo programa do Licenciamento Ambiental Federal voltado para participação cidadã Associação Raízes vai executar novo programa do Licenciamento Ambiental Federal voltado para participação cidadã Associação Raízes vai executar novo programa do Licenciamento Ambiental Federal voltado para participação cidadã Associação Raízes vai executar novo programa do Licenciamento Ambiental Federal voltado para participação cidadã Associação Raízes vai executar novo programa do Licenciamento Ambiental Federal voltado para participação cidadã
Associação Raízes vai executar novo programa do Licenciamento Ambiental Federal voltado para participação cidadã

Programa Planeja + será implementado em 26 municípios nos estados dA Associação Raízes, organização sem fins lucrativos com ampla atuação nas áreas de organização comunitária, educação e participação social, inicia uma nova etapa de sua trajetória ao assumir a execução do Programa Macrorregional de Apoio ao Planejamento Participativo de Políticas Públicas,o Planeja +, um programa formulado para apoiar a participação popular na gestão pública, na intenção de diminuir os impactos causados pela dependência das rendas petrolíferas.

O programa será implementado em 26 municípios das Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, por meio de convênio firmado entre a Petrobras e Associação Raízes, como condicionante do Licenciamento Ambiental Federal, instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente que é coordenado pelo Ibama. A proposta é construir um processo coletivo, transparente e eficiente, garantindo que as decisões sobre o futuro desses municípios sejam feitas com o envolvimento direto de seus moradores.

Com a forte experiência na execução de projetos de fomento à participação social, a Associação Raízes será responsável realizar o programa com atividades voltadas para  mobilizar, formar e apoiar lideranças comunitárias na participação do planejamento dos recursos das receitas petrolíferas nessas cidades.

"Nós executamos o projeto NEA-BC há 16 anos na Bacia de Campos, desenvolvendo uma educação ambiental crítica, que promove a participação da comunidade na gestão do orçamento público de 17 cidades. Vamos encerrar o NEA-BC com muitas conquistas, deixando um grande legado. Agora o desafio é bem maior, são 26 cidades, em três estados, mas estamos muito felizes com a celebração deste convênio. Vamos trabalhar muito para que o Planeja+ alcance todos seus objetivos e avance na participação popular em espaços regionais, estaduais e federais", afirmou Irlane Alexandria, presidente da Associação Raízes.

O programa Planeja+ faz parte do Plano Macro, uma iniciativa do Ibama que busca otimizar os esforços e ampliar os resultados na gestão dos impactos socioambientais relacionados à produção e ao escoamento de petróleo e gás. A previsão é de que o convênio seja assinado em fevereiro de 2026 e que as primeiras ações do programa comecem em março.

Sobre a Associação Raízes
A Associação Raízes atua há 17 anos na Bacia de Campos com a missão de promover e gerir projetos que contribuam com o desenvolvimento comunitário em busca de uma sociedade justa e sustentável. A instituição começou a atuar em 2008 e é composta por um corpo de associados voluntários que integram a Assembleia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. Atualmente, a Associação Raízes executa os projetos NEA-BC e o Navegando na Poesia, nas Bacias de Campos e Santos

Mais informações:
Dagma Pontes
22 998303430
dagma.pontes@associacaoraizes.org.br
www.associacaoraizes.org.br

Donnie Allison

Donnie Allison

Telefone: +55 28 9.9945-1095 (WhatsApp)
Instagram: @revistaessence