Como identificar diferenças entre Covid-19 e Pneumonia.

Coluna: Donnie Allison

Como identificar diferenças entre Covid-19 e Pneumonia. Como identificar diferenças entre Covid-19 e Pneumonia. Como identificar diferenças entre Covid-19 e Pneumonia. Como identificar diferenças entre Covid-19 e Pneumonia. Como identificar diferenças entre Covid-19 e Pneumonia.
Como identificar diferenças entre Covid-19 e Pneumonia.

Doenças possuem sintomas parecidos, mas ação no corpo é diferente. O vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, fez médicos ao redor do globo se depararem com uma pneumonia com características diferentes. Com sintomas parecidos, a doença tem sido um enigma não só para os médicos, mas também na população mundial, que sofre com a doença espalhada por todos os cantos do planeta. Sites como Saúde Logo estão prestando serviços para esclarecer dúvida, que afeta milhões de pessoas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a pneumonia, doença inflamatória grave causada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos, é a principal causa de morte de crianças até cinco anos no mundo. No Brasil, a maioria das vítimas são pessoas acima dos 60 anos.

No caso da Covid-19, apenas 20% dos pacientes chegam a desenvolver o quadro de síndrome respiratória aguda, diz a organização. A falta de ar é o alerta para procurar ajuda médica.

A pneumonia é uma inflamação e infecção dos pulmões que pode ser causada por vírus, bactérias ou protozoários. Já a doença de origem viral, na qual se inclui o mal causado pelo coronavírus, representa apenas 6% das ocorrências. A principal diferença entre os tipos da doença está na área afetada.

De acordo com Elie Fiss, médico pneumologista do hospital Oswaldo Cruz, a pneumonia “pode se desenvolver nos alvéolos ou nos brônquios, causada pela bactéria pneumococo. As virais, como caso do Covid-19, atingem mais a região entre o alvéolo e o vaso sanguíneo, por onde passa o oxigênio e o gás carbônico, chamada de interstício”, explica.

Os principais sintomas do coronavírus são tosse seca e febre. “Com a nova descoberta, existem 7 cepas do coronavírus , ou seja, subgrupos com um ancestral em comum. Desses, 4 causam apenas resfriados leves”, explica a médica.

Os outros dois tipos de coronavírus, prossegue Elie, “foram responsáveis pelas infecções SARS e MERS, síndromes graves que causaram enormes danos principalmente nos Estados Unidos e no Oriente Médio, além do novo tipo, que pode ocasionar em casos mais simples ou mais severos”.

Vale lembrar que existem ainda outros tipos de pneumonia além da viral e da bacteriana. Elas podem ser causadas por fungos e também por reações alérgicas. Os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente, o que torna o quadro bem diferente de uma gripe, que salta de pessoa para pessoa rapidamente.

Por: Ednei Silva

Donnie Allison

Donnie Allison

Telefone: +55 28 9.9945-1095 (WhatsApp)
Instagram: @revistaessence