A filosofia não traz respostas, a filosofia ensina fazer perguntas. A filosofia é questionadora ao mesmo tempo humilde o suficiente para saber que nada sabe. A filosofia é encantadora pois abre a mente por suas questões, sendo a inimiga dos manipuladores. A filosofia é desprezível, pois ela não se limita nem mesmo a questionar aquilo que amamos, a nossa fé. A filosofia é dita como a “mãe” das ciências. A filosofia é solitária pois o conhecimento e a resposta para cada pergunta é algo individual. A filosofia é infinita, pois a cada questionamento, uma resposta é cada resposta, um novo questionamento.
Clóvis de Barros Filho é um dos grandes filósofos moderno que mais aparecem na mídia, e não é à toa o cara além de conseguir encantar por meio das suas palavras e linguagem corporal visto em centenas de palestras que estão espalhadas pela internet, ele ainda demonstra ser um bilionário do conhecimento. A coluna de hoje não é sobre ele mas sim, sobre uma reflexão que Clóvis fez em uma das diversas palestras que estão disponíveis no YouTube, se chama, O Perseguidor de Cenouras. Longe de ser uma ilustração homenageando o Pernalonga, o perseguidor de cenouras é um personagem que se refere a cada um de nós, na ilustração, cenouras são metas. Clóvis relatam a trajetória da nossa vida em busca da felicidade, ou apenas de poder viver a vida de forma mais tranquila. No principal momento da história, ele entendeu que passaria a ser um perseguidor de cenouras, cenouras são metas, e a cada cenoura que ele pegava entregava ao chefe. Após um tempo perseguindo, suando, correndo atrás das cenouras, para ser entregues ao seu chefe, a empresa, para quem você trabalha, a meta finalmente é comprida, o resultado obtido. Quando atingido a quantidade de cenouras determinada pelo gestor ou empresa o indivíduo na ilustração, você pode ser premiado com uma promoção ou aumento de salário. Mas, a corrida pela cenoura não para por aí, um novo PowerPoint é colocado na sala de reunião e novas quantidades de cenouras (metas) são colocadas para que você persiga. O nível está mais difícil você subiu de cargo ou está com salário maior, tem mais cenoura para perseguir elas estão mais longe, e podem até estar em tamanhos maiores, mais pesadas. Você então sai como um coelho desesperado e passa a perseguir cenouras, você tem prazo é cobrado para que a quantidade de cenoura determinada seja entregue, você se esforça, até abrir mão de sua vida pessoal, afetiva, passar mais tempo com os filhos, cuidar como devia saúde, pois você deseja subir de cargo, para poder fazer tudo o que você está abrindo mão agora. Depois de um tempo você consegue a quantidade de cenouras e entrega ao seu chefe! Você é promovido ou recebe um novo aumento, e mais uma vez ciclo se repete. Por vezes você não recebe aumento nem é promovido, mas, recebe o estímulo em promessas ou simplesmente você vai para um novo lugar que entende ser melhor e continua perseguindo cenouras. A ilustração continua a conclusão que e o decorrer é incrível! Não vou continuar a história pois o objetivo da coluna é gerar uma reflexão, a conclusão é você quem tira.
Vivemos de metas (cenouras), sem estratégia talvez não vamos passar de um mero perseguidor de cenoura. Qual a sua estratégia para atingir as metas neste ano?
Você consegue encontrar todas as cenouras que é determinada seja por você, pelo teu chefe ou pela tua empresa?
Ao final a vida é composta de escolhas mesmo forçado a viver uma situação ainda assim, dentro dela há escolhas, visível qual é a sua perseguir cenouras o resultados?
Independente da classe social não há como fugir da função de perseguidor de cenouras e convenhamos, o que seria da vida sem metas? Não estou romantizando a dificuldade, talvez uma sopa quente não tenha o mesmo sabor se eu a tomasse numa noite de inverno frio. Já que estamos aqui a dificuldade faz parte da nossa vida, da nossa rotina, não há como evitar ainda assim, é possível dosar. De que forma? Quanto mais preparado academicamente, profissionalmente, emocionalmente ficamos, mais fácil e rápido fica o processo de atingir metas, buscar a sabedoria ainda é a melhor alternativa.
Pra finalizar, deixo dois livros de indicação. Mais Esperto que o Diabo - ele diz que um dos principais inimigo do diabo é justamente pessoas que fazem os outros pensar, pois como mencionado a filosofia é uma inimiga dos manipuladores. O clássico Fahrenheit 451 – É proibido ter livros, ler e divulgar livros. Eles eram queimados por bombeiros, e sim, é real.